SEJA BEM VINDO

O Portal Buriti agradece sua visita. Volte Sempre.
Powered By Blogger

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

BURITI - O PORTAL BURITI COMPLETOU O SEU 1º ANO DE CRIAÇÃO. PARABÉNS PRA NÓS!!! ACESSE NESTA POSTAGEM AS 12 MAIS VISITADAS A CADA MÊS...

O  PORTAL  BURITI  completou   no   mês  de  setembro  o  seu 1º ano de criação. Apenas  no  mês  de dezembro de 2011  começamos  um  trabalho   de  divulgação  na   cidade  e  parceria  com  outros  blogs  das  cidades circunvizinhas. No decorrer desse período, chegamos aos 80.000 acessos. Parabéns pra nós porque você faz parte  desta conquista  que  durante esses 10 meses esteve nos acessando diariamente. Estarei fazendo abaixo uma retrospectiva das postagens mais acessadas a cada mês durante esse ano pra comemorar esse feito. Clique abaixo e confira as 12 postagens...
SETEMBRO 2011

VEREADORES DE BURITI LAURIEL FREITAS E EDILENE LAFAETE REQUEREM MONITORAMENTO NAS REPARTIÇÕES PÚBLICAS MUNICIPAIS

     
     
Add caption
 
            Os vereadores Lauriel Freitas e Antonia Edilene através do Requerimento número 019/2011 solicitaram na última sessão da Câmara de Buriti realizada dia 16 de setembro monitoramento em todas as repartições públicas de Buriti.
            Na justificativa, os referidos vereadores citaram a vulnerabilidade que as repartições públicas se encontram sendo que já houve roubos de equipamentos e as mesmas a cada ano cada vez mais adquirem mais equipamentos.
             Os mesmos nas suas palavras cobraram mais empenho do policiamento e principalmente do Estado no sentido de melhorar as condições de trabalhos dos
policiais militares que nem uma viatura possuem para fazerem ronda na cidade e consequemente melhorarem a segurança da nossa cidade.
                O vereador Lauriel apresentou o Projeto de Lei número 002/2011 com o título "Educação para o Transito" onde o mesmo dispõe sobre a inclusão extracurricular nas escolas municipais sobre educação no transito para todos os alunos do município, com participação da comunidade, de autoridades de transito competentes, auto-escolas para que futuramente o município não passe por problemas que muitos outros maiores enfrentam com relação ao trânsito.
                 O mesmo alegou que a educação é o principal caminho para estarmos formando cidadãos conscientes e essa parcela de ajuda a médio e longo prazo que nossos professores darão, com certeza virá a apoiar e evitar que nossa cidade tenha muitos maus condutores de veículos.
                  Agradeceu a auto-escola São Cristovão de Chapadinha em nome da senhora Dulce Maria que  em está prestando um excelente trabalho na formação de motoristas na cidade e assim contribuindo bastante para a melhoria do trânsito no município, onde antes da chegada da referida auto-escola tinhamos que nos deslocar para cidades como Chapadinha ou Teresina para adquirir CNH e finalizou desejando a todos os presente um bom final de semana.

OUTUBRO DE 2011

BURITI REALIZA O Iº SEMINÁRIO AMBIENTAL

       Organizado pela Prefeitura Municipal de Buriti, JM Ambiental, WWF Brasil e Ministério Público de Buriti, o 1º Seminário Ambiental do Município de Buriti realizado dia 20 de setembro, marcou uma data importante para a nossa cidade e contou com a presença de autoridades municipais como o Prefeito Neném Mourão, Doutora Clycia Promotora de Justiça, Secretário de Saúde Edvaldo Pimentel, Secretário de Educação José Romildo Júnior, Vereadores Lauriel, Compadre Marcos, Tonico Jacó, Laudelino e Raimundo Camilo, vários representantes de entidades municipais como
Sindicalistas, diretores, professores e alunos das escolas municipais, lavradores, funcionários da saúde e comunidade civil.
Entre os palestrantes estiveram presentes:
- Drª Vanusa - Coordenadora da Vigilância Sanitária de Chapadinha e Dr. Carlos Henrique representante da AGED - Fiscal de Defesa animal e Secretário de Meio Ambiente de Chapadinha;
- Soldado Pinheiro (BPA) - Caça e Pesca Pedratória;
- Diretor do SEST-SENAT -Sr. Antonio Leitão;
- Profº Edilson Amorim - Poluição Atmosférica;
- Profº da UFMA Claúdio Gonçalves: Meio Ambiente;
- Dr. Ivo - 2º Gestor Regional da AGED - Agrotóxicos;
- Drª Clycia - Promotora de Justiça de Buriti - Crimes Ambientais;
- Dr Álvaro Cardoso - Fiscal Federal do Ministério da Agricultura - Agrotóxicos e aviação;
- Tenete Holanda - 4º Batalhão Ambiental - Meio Ambiente.
       O Seminário teve duração das 08h00 às 17h00 com a presença dos diversos representantes de entidades durante todo o debate, sendo que a comunidade teve espaço para tirarem dúvidas, pedirem informações, solicitarem apoio e debaterem sobre assuntos relativos ao Meio Ambiente no município de Buriti.
        No final, o saldo foi considerado positivo, pois quando a sociedade é envolvida em qualquer que seja o assunto juntamente com autoridades, o município tende a prosperar e garantir um futuro melhor para as nossas futuras gerações.


NOVEMBRO 2011

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA CAPACITAÇÃO COM O TEMA SAÚDE DO HOMEM

    A Prefeitura Municipal de Buriti através da Secretaria Municipal de Saúde realizou no CAP (Centro e Apoio Pedagógico) neste dia 24 de novembro, com a participação  dos profissionais da saúde, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e comunidade, uma importante capacitação com o tema Saúde do Homem.
     
     Entre os principais temas abordados destacaram-se:

* Mortalidade:
- A cada 3 pessoas que morrem no Brasil, 2 são homens; 
- A cada 5 pessoas que morrem de 20 a 30 anos, 4 são homens; 
- Homens vivem 7,6 anos a menos, em média do que as mulheres.
 Fonte: Ministério da Saúde

* Morbidade - homens entre outros problemas, apresentam mais:
- Doênças do coração (infarto, AVC);
- Cânceres (pulmonar, próstata e pele);
- Colesterol elevado;
- Diabetes;
- Pressão alta.
Fonte: Ministério da Saúde
* Aspectos Sócioculturais: Os homens...
- Tem medo de descobrir doênças;
- Acham que nunca vão adoecer e por isso não se cuidam;
- Não procuram os serviços de saúde e tem resistência em seguir os tratamentos recomendados;
- Estão mais expostos aos acidentes de trânsito e do trabalho;
- Utilizam álcool e outras drogas em maior quantidade;
- Estão envolvidos na maioria das situações de violência;
- Não praticam atividade física com regularidade.
Fonte: Ministério da Saúde
    Outros temas abordados foram sobre paternidade, saúde sexual e saúde reprodutiva, violência, alcoolismo, tabagismo, deficiências (física mental, auditiva e física), disfunção erétil, infertilidade, terceira idade, câncer de prostata, câncer de pênis, diretrizes políticas (execução da política nacional de atenção integral à saúde do homem às demais políticas, programas, estratégias e ações do Ministério da Saúde) e funções e responsabilidades do município sobre a saúde do homem.
     
     Diante da exposição de todos esses temas e o aprofundamento de seus estudos, ficam aos nossos profissionais de saúde e principalmente à comunidade de uma  forma geral, o alerta e comprometimento  que devemos ter de estarmos derrubando tabús através de campanhas que façam com que o homem se conscientize de que a saúde é o bem mais importante que temos.


 DEZEMBRO 2011

COMPLEXO EDUCACIONAL CARMEM COSTA REALIZA FEIRA DE CIÊNCIAS


      O Complexo Educacional Professora Carmem Costa tradicional escola da sede realizou hoje dia 20 de dezembro a I Feira de Ciências com o tema FEIRA DO CONHECIMENTO.
Alunos, Vereador Lauriel e sua mãe, Diretora da Escola
       
     A apresentação dos standes envolveram todos os alunos  do primeiro ao nono ano e os principais assuntos abordados foram relacionados à saúde  como medicina alternativa entre outros e  meio ambiente como reciclagem, tratamento da água, lixo, energias alternativas etc.
     Houve também a apresentação de atividades como peças teatrais e paródias organizadas pelos professores
e apresentadas pelos alunos.
Vestido e calça produzidos com copos descartáveis
     Além da presença do vereador Lauriel, também compareceu o Secretário de Educação Romildo Júnior com uma equipe da SEMED para prestigiar  a apresentação dos trabalhos e interagir com os alunos.
 Vereador Lauriel e Sec. de Educação Romildo Júnior
     O PORTAL BURITI parabeniza toda a equipe de funcionários (administrativos e docentes) e alunos do Complexo Educacional Professora Carmem Costa pela organização e interação demonstrada entre todos nessa I Feira de Ciências, mostrando assim que temos muitas alternativas quando o assunto é a busca pelo conhecimento e desde já desejamos um FELIZ NATAL E UM ANO NOVO CHEIO DE MUITA PAZ, ALEGRIA, SAÚDE PROSPERIDADE E PRINCIPALMENTE UNIÃO entre todos os funcionários, alunos e familiares de todos que fazem parte do Complexo Educacional Professora Carmem Costa.



ACIDENTE DE MOTO DEIXA DOIS MORTOS EM ARAIOSES

Portal Mata Roma em Foco 

Por volta das 13h20 deste Sábado (07/01), na rodovia MA-345 que dá acesso a cidade de Araioses-MA, próximo a ponte do povoado João Perez, um acidente deixou o saldo de dois mortos. Uma moto CB 300 de placa NWI-1055 Novo Gama-GO, colidiu em um poste da CEMAR causando as mortes do motoqueiro Genilson da Silva Santos, 22 anos, que residia em Brasília no Distrito Federal e de sua namorada Andriane da Silva, 23 anos, que residia no povoado Aldeia, município de Araioses-MA.


BRASIL - CHARGE HOMENAGEIA CANTOR VANDO - ENTERRO SERÁ QUINTA FEIRA EM BELO HORIZONTE


O RankBrasil – Recordes Brasileiros – presta uma homenagem ao cantor Wando, que tinha a Maior coleção de calcinhas do país.

Uma charge bem-humorada ilustra a última mensagem que o artista deixou para seus milhões de fãs, exibida no domingo (05), no programa Fantástico, da Rede Globo.

“Estou na oficina de Deus arrumando a turbina. Me aguardem!”, dizia o recado otimista do cantor, escrito em um pedaço de papel.


Na charge, o RankBrasil mostra que apesar de Wando agora estar no céu, ele vai continuar na mente dos brasileiros como um grande cantor, que fez sucesso e deixou sua marca registrada.

O desenho em homenagem ao artista brasileiro é uma criação do designer do RankBrasil, Lucas Gusso.
Morte, velório e enterro
 
Com 66 anos de idade e mais de 40 de carreira, Wando faleceu na manhã desta quarta-feira (08), vítima de uma parada cardiorrespiratória, depois de duas cirurgias e um infarto.

O velório, que é aberto aos fãs, teve início às 17h, no Cemitério Bosque da Esperança, em Belo Horizonte – MG. O enterro está marcado para quinta-feira (09), às 11h.
 


REGIÃO - A FUNVAPI DIVULGOU O RESULTADO DO CONCURSO PÚBLICO DE SANTA QUITÉRIA. CONFIRA
Resultado do concurso de Santa Quitéria foi divulgado pela FUNVAPI - Empresa responsável pela aplicação das provas.
Clique abaixo e confira no site da empresa em  concursos realizados, o edital, o gabarito retificado, a concorência, o adendo n. 003/2012 e o resultado dos aprovados e classificados...
http://funvapi.com.br/




BURITI - A SOMAR CONSULTORIA JÁ POSTOU NO SEU SITE A RELAÇÃO DOS INSCRITOS NO CONCURSO PÚBLICO. CONFIRA A RELAÇÃO.


O PORTAL BURITI informa que já se encontra homologados todos os inscritos no Concurso Público. Clique abaixo e confira se seu nome encontra-se já relacionado...


BURITI - PREFEITURA REALIZA MAIS UM MEGA EVENTO NA FESTA EM HOMENAGEM ÀS MÃES

A Prefeitura Municipal de Buriti através do Prefeito Neném Mourão, em parceria com as Secretarias de Cultura, Assistência Social, Educação e Saúde, Deputados, Câmara de Vereadores e Comerciantes local realizou um grande evento alusivo às mães pela comemoração de seu dia.
De acordo com a organização, foram confeccionados uma média de 6.000 cupões sendo que todos foram distribuídos, nos dando uma idéia mais ou menos do comparecimento maciço das mães de todo o município, tanto da sede como da zona rural.
O evento contou com a presença do Prefeito Neném Mourão, a 1ª Dama dona Ivolnice Mourão, dona Socorro Mourão, Vice- Prefeito Lourival Batista, Vereadores Compadre Marcos, Benedito Caetano, Lauriel, Edilene Lafaete, Raimundo Camilo, Laudelino e Arnaldo Cardoso, Secretários, Assessores, além de lideranças políticas e amigos do grupo, assim como milhares de mães, que foram presenteadas através de sorteio com centenas de prêmios como televisores, guarda-roupas, raks, DVDs, ventiladores, geladeiras, fogões, carteiras de habilitação doadas pela Auto-Escola São Cristóvão, entre outros e a grande atração, 3 motos doadas pelos Deputados Federais Gastão Vieira e Professor Sétimo Waquim e Deputado Estadual Max Barros.
Durante todo o evento, houve a distribuição de água mineral e refrigerantes para todos os presentes e a festa foi conduzida pelo Prefeito Neném Mourão, onde a todo o instante agradecia a presença de todas as mães, como também o apoio de todos os patrocinadores locais, agradecia também ao Sr. Naldo Batista pela liberação do clube APB Eventos e aos deputados Gastão Vieira, Max Barros e Sétimo que assim como no ano passado, contribuiram também para a realização dessa grandiosa festa para todas as mães que com certeza merecem ser lembradas não só durante o mês de maio, mais sim todos os dias do ano.
Clique abaixo e confira mais fotos dessa mega festa realizada em Buriti no dia 18 de maio de 2012.





 
 
 











BRASIL - MULHER CONFESSA TER ESQUARTEJADO MARIDO - DIRETOR DA YOKI

 Elize Matsunaga, ao chegar na sede do DHPP para prestar depoimento. (Foto: Nilton Fukuda/Agência Estado)Bacharel em direito e enfermeira, Elize Araújo Kitano Matsunaga, de 38 anos, confessou em depoimento ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) que matou e esquartejou o
marido Marcos Kitano Matsunaga, de 42 anos, diretor-executivo da Yoki.
O crime foi motivado por ciúmes. Eliza começou a depor por volta das 11 horas. De acordo com Agência Estado, ela disse que usou anticoagulantes e esquartejou o marido num quarto de empregada da cobertura do casal, na Vila Leopoldina. A acusada mostrou à polícia a arma que ela usou no crime.

Eliza está presa provisoriamente desde segunda-feira. A polícia investiga também se outra pessoa teria participado de alguma forma do crime. O corpo de Matsunaga foi enterrado nesta terça-feira no Cemitério São Paulo, na zona oeste da capital paulista.

Segundo a polícia, ela é destra e exímia atiradora, assim como o marido, que foi morto com um tiro à queima-roupa no lado esquerdo da cabeça. Exames de balística vão dizer se o projétil encontrado no crânio foi disparado pela arma doada à Campanha do Desarmamento por Elize, dias após o crime, para ser destruída.

Investigação
Câmeras mostram Matsunaga entrando no prédio em que moravam às 18h30 do dia 19, com a mulher, a babá e a filha, de 1 ano, vindos do aeroporto, segundo a polícia. Ele desceu uma hora depois para buscar uma pizza e voltou ao apartamento. Depois disso, não saiu mais com vida. No dia seguinte, depois de dar folga à baba no período noturno, Elize deixou o prédio pelo elevador de serviço, às 11h30, carregando três malas. Retornou às 23h50, já sem as malas. À polícia, ela disse informalmente que pretendia viajar para o Paraná, onde nasceu, mas desistiu no meio do caminho.

                                                                                                         Com informações da Agência Estado.



BURITI - IGREJA CATÓLICA REALIZA UMA CAMINHADA COM MILHARES DE FIÉIS NAS RUAS DA CIDADE EM HOMENAGEM À SANT'ANA E ENCERRAMENTO DOS FESTEJOS

Uma grande prova de fé foi novamente demonstrada pelos católicos de Buriti e de várias cidades do Brasil que nos visitam durante os festejos de Sant'Ana. Com uma grande caminhada que diferente de anos anteriores, quando era feita em duas filas nas extremidades das ruas, esse ano milhares de fiéis participaram no dia 26 de julho, encerramento dos festejos, dessa caminhade da fé que iniciou-se às 17h00m e terminou já no caí da noite em frente à Igreja Matriz.
A chegada da imagem de Sant'Ana na Igreja Matriz emocionou a todos e nosso Pároco Chagas, conduziu a finalização do nosso festejo com palavras de agradecimentos a todos que ajudaram na realização do mesmo. Foram 9 noites de celebração, onde todos os setores da comunidade local e todos os visitantes participaram e puderam pedir suas bênçãos e graças à nossa Padroeira Sant'Ana.
Padre Chagas pediu também bénção à todos os fiéis, dizendo que o festejo de Buriti foi organizado de maneira diferenciada, onde todos os presentes deveriam celebrar com Sant'Ana, não só desse período, mais sim, durante todos os dias, com familiares e amigos.
Agradeceu a todos que participaram das novenas, aos patrocinadores, à organização, à Prefeitura Municipal em nome do sr. Prefeito Neném Mourão e todas as Secretarias Municipais, à Câmara Municipal, à AMIB (Associação dos Amigos de Buriti) à dona Iolanda Farias e família e a Profª Cadinha e família, aos Professores, Comerciantes em nome de Solange e Edilson Machado, Agricultores, às Polícias Civil e Militar pela segurança tanto nas caminhadas como no festejo, Comunidades da sede e zona rural que de forma incansável se fizeram presentes durante toda a festa, e pediu graça para de no próximo ano, todos possam novamente estarem presentes em mais um festejo de Sant'Ana de nossa cidade.
No final, como tradicionalmente, foi feita a queima dos fogos, finalizando assim esse maravilhoso ato de fé dos católicos de nossa cidade.
Clique abaixo e veja mais fotos da caminhada e chegada de Sant'Ana na Igreja Matriz...







BURITI - CANDIDATA A VEREADORA PELO PSDB ANDREA COSTA FAZ HOMENAGEM AOS PAIS COM UMA LINDA MENSAGEM

Nas primeiras horas da manhã deste domingo especial em que é comemorado do dia dos Pais, a candidata a vereadora Andrea Costa leu uma mensagem parabenizando a todos os pais na Missa de 7h00 e um carro de som e três motos fizeram a divulgação da referida homenagem nas ruas da cidade. O PORTAL BURITI e o Vereador Lauriel Freitas também parabeniza a todos os Pais buritienses de das cidades circunvizinhas, pois os pais são os primeiros amigos que temos em nossa vida a partir do nosso nascimento.
Confira abaixo a mensagem:
"Hoje dia em que nós, filhos e filhas celebramos a vida de missões, mim dirijo a você pai, para que neste dia, venhamos reafirmar o nosso compromisso com a esperança, com o amor, com a ternura, com a correção fraterna entre filhos e pais, tendo como referência a Família de Nazaré e que vivemos a experiência de Deus nosso Pai na humanidade, pois não basta que mim aponte o caminho, quero que caminhes comigo passo a passo dando-me tuas mãos.
A todos os Pais, um feliz dia dos Pais.
São oss votos de Andrea Costa e família".



BURITI - COLIGAÇÃO DO ARRASTÃO DO 10 INAUGURA COMITÊ NA RUA SANTO ANTONIO NO BAIRRO MATADOURO E REALIZA MAIS UMA GRANDE REUNIÃO

Na noite do dia 3 de setembro a comitiva do 10 do Prefeito Neném Mourão, do candidato a Prefeito Rafael Mesquita, candidatos a vereadores, vereadores, lideranças políticas e o povão que acompanha a coligação fizeram a inauguração do COMITÊ DO 10 na rua Santo Antonio, na casa de Mônica Veras, onde mais uma vez, centenas de amigos se fizeram presentes e após a inauguração participaram de uma grande reunião onde ouviram as propostas de todos os candidatos da coligação e as palavras do Prefeito Neném Mourão.
 Locutor Jack Belo que acompanha a comitiva do 10 com um belo trabalho de apresentação dos candidatos
 César Costa e Andréa Costa candidata a vereadora pelo PSDB
 Rafael Mesquita e Ademar Lago candidato a vereador da coligação Buriti não pode parar
 Vereador Lauriel, César Costa, Andréa Costa, 1ª Dama dona Ivonilce prefeito Nenén Mourão
Theo, Andréa Costa, Rafael Mesquita e vereador Lauriel
Joel Lafaete, vereador Arnaldo Cardoso, Arnaldo e Vereadora Edilene Lafaete 
Mônica Veras dona da casa onde funcionará o Comitê 10 no bairro, em seu pronunciamento

Após todos os candidatos a vereador se pronunciarem a 1ª Dama dona Ivonilce usou a palavra para citar
a importância do Programa Pro-Jovem para a comunidade que foi instalado no bairro, no local onde funcionava o antigo matadouro em gestões anteriores, onde o prefeito Nenén Mourão o desativou e levou para outro local, ficando a comunidade aliviada do mal cheiro em que eram obrigados a conviver diariamente.
O candidato a prefeito Rafael Mesquita citou que irá construir mais um poço naquela comunidade com encanação nas casas e irá incentivar a prática de esporte naquela comunidade e o prefeito Nenén Mourão confirmou que estão sendo feitos 12 poços na sede do município e aquela comunidade também será beneficiada.

 Prof º Júnior, diretor da U.I. 1º de Maio - pov. Estiva, residente no bairro manifestando seu apoio ao grupo do 10 e para a candidata a vereadora Andréa Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário