SEJA BEM VINDO

O Portal Buriti agradece sua visita. Volte Sempre.
Powered By Blogger

terça-feira, 5 de março de 2013

MUNDO - MORRE AOS 58 ANOS O PRESIDENTE DA VENEZUELA HUGO CHÁVEZ

O presidente venezuelano Hugo Chávez morreu hoje, aos 58 anos, devido a complicações respiratórios, após cirurgias para a retirada de tumores cancerígenos. Desde junho de 2011, ele lutava contra um tumor maligno na região pélvica. No dia 11 de novembro de 2012, Chávez seguiu para Havana, capital cubana, para sua quarta cirurgia, após a qual desenvolveu alguns problemas respiratórios. Regressou à Venezuela na última segunda-feira (18), após um longo período de tratamento em Cuba. 

Hugo Rafael Chávez Frías governava a Venezuela desde 1999, quando foi eleito pelo Movimento V República com 56% dos votos, pondo fim a quatro décadas do domínio de apenas dois partidos. Com um discurso duro contra as elites do país, ele se apegava à imagem de Simón Bolívar, líder da independência venezuelana. O governante declarava colocar em prática a Revolução Bolivariana, cujo objetivo seria
construir o "socialismo do século XXI".

Chávez gozava de alta popularidade e, em outubro, havia sido reeleito  para seu quarto mandato com 54% dos votos. Antes de viajar para Cuba para sua última cirurgia, ele fez um pronunciamento pedindo à população venezuelana que apoiasse o vice-presidente e chanceler Nicolás Maduro. Pela Constituição Venezuela, com a morte do presidente antes de sua posse, assumiria o atual presidente da Assembleia Nacional e novas eleições deverão ser convocadas em até 30 dias. A disputa deve colocar como adversários Maduro e Henrique Capriles, que perdeu as últimas eleições para Chávez.

Polarização
As decisões políticas e administrativa tomadas por Chávez causaram uma polarização na opinião da população do país e da comunidade internacional. Logo no seu primeiro ano de governo, Chávez organizou um referendo que lhe permitiu convocar uma Assembleia Constituinte. Uma nova Constituição foi elaborada, outorgando mais poderes ao presidente e ao Estado, e criando espaços para manifestação popular. A proposta também previa a possibilidade de reeleição indefinida e um plebiscito, no meio do mandato, para que a população avaliasse e eventualmente destituisse o presidente. Com o apoio de 71% da população, a carta magna foi aprovada por meio de um referendo.

Com uma ampla base de apoio no Congresso, Chávez apostou no fortalecimento do Estado e na exploração do petróleo para aquecer a economia do país, interrompendo o processo de privatização da estatal Petróleos de Venezuela (PDSVA). Ao mesmo tempo, obteve apoio para aprovar uma nova lei na qual todas as atividades da indústria pretrolífera deveriam contar com a presença majoritária da PDVSA e aumentou o percentual dos royalties do petróleo destinados ao Estado.

A medida foi o estopim para uma reação da oposição. Articulada com militares de alta patente e com a mídia tradicional local, os adversário de Chávez realizaram uma tentativa de golpe em 2002. Após 48h, os aliados do presidente conseguiram retomar o Palácio de Miraflores, sede do governo. Desde então, a disputa entre situação e oposição se tornou mais pacífica, embora não menos acirrada, sobretudo nos períodos eleitorais.

Desenvolvimento social
A principal política social para redução das desigualdades girou em torno das missões bolivarianas, que levam saúde, educação e alimentos a regiões mais pobres. Com essa iniciativa, a Venezuela obteve melhorias nos índices de desenvolvimento social e foi reconhecida em 2005 pela Organização das Nações Unicas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como um país livre de analfabetismo.

Chávez fundou ainda o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) com o objetivo de aglutinar, em uma só sigla, as forças que apoiavam o governo. Na América do Sul, o líder venezuelano tinha como principais aliados e parceiros Brasil, Bolívia, Argentina, Uruguai e Equador, num contexto em que esses países elegeram governos de esquerda e centro-esquerda. Atualmente, a Venezuela passa por um processo de incorporação ao Mercosul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário