SEJA BEM VINDO

O Portal Buriti agradece sua visita. Volte Sempre.
Powered By Blogger

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

BURITI - SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO, NUTRICIONISTA E DIRETORES DAS ESCOLAS COMPARECEM À CÂMARA MUNICIPAL PRA TIRAREM DÚVIDAS DO VEREADOR SARGENTO WAGNER, OPOSIÇÃO À GESTÃO ATUAL, SOBRE A ÁREA EDUCACIONAL.

A reunião aconteceu no último dia 30 de agosto, onde estiveram presentes no Auditório Aidil Carvalho, da Câmara Municipal, o secretário de Educação do município Romildo Júnior, a nutricionista do município Drª Socorro Furtado, Diretores de algumas escolas, presidente e vice-presidente do CAE (Conselho de
Alimantação Escolar), além da comunidade civil, para assistirem uma audiência sobre a educação no município.
O secretário de Educação solicitou esse espaço na Câmara Municipal, após ficar sabendo de reclamações do vereador Sargento Wagner sobre as escolas de alguns povoados, onde o mesmo falou sobre a falta de investimentos nas mesmas, como infraestrutura, alimentação escolar e transporte escolar.
Diretores de escolas da zona rural

Hoje, a maioria dos recursos como PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), PDDE INTERATIVO, entre outros, são ministrados diretamente pela direção das escolas, juntamente com o CAIXA ESCOLAR, daí o convite do secretário para a presença de alguns diretores, caso fosse preciso os mesmos usarem a palavra pra defender as escolas sob suas responsabilidades.
Esteve presente também a nutricionista do município Drª Socorro Furtado, uma vez que, houve  reclamação do vereador sobre a alimentação escolar.
Sobre a infraestrutura em algumas escolas, de acordo com o secretário de Educação, ainda existem escolas funcionando em barracões, principalmente, quando não existe espaço nas já feitas de alvenaria, sendo necessário colocar as aulas de alguns programas em que o município fez adesão como EJA (Educação de Jovens e Adultos), Brasil Alfabetizado e Mais Educação em barracões, mais o mesmo afirma que atualmente, existe um grande investimento (tanto de estrutura como de equipamentos) em praticamente todas as escolas, e que em breve estará divulgando um resumo geral sobre os espaços físicos de todas unidades escolares.

Sobre o transporte escolar, existem hoje no município 16 ônibus escolares entre particulares (contratados) e os de parceria com o Governo Federal. O município, por ser muito grande em extensão territorial, existe ainda a necessidade de mais investimentos no setor, mais lembrou ao redator do blog PORTAL BURITI, que no final de 2011, o município distribuiu 1.200 bicicletas pra suprir  carência de locomoção de crianças e adolescentes que moram até 5 kilômetros da sua escola (clique aqui e veja a postagem).
  Drª Socorro Furtado, nutricionista do município
A alimentação escolar foi outro ponto debatido, onde houve a discursão até sobre uma criança comendo biscoito "sêco", e de acordo com o secretário, essa questão de uma criança por ventura ficar comendo biscoito após a hora do lanche, onde sempre é serviço acompanhamento como suco ou leite, é comum em qualquer escola e o produto tem que ser distribuído, uma vez que faz parte do cardápio do município. O secretário lembrou que o valor distribuido em reais pelo governo de uma refeição, varia de acordo com o programa entre R$ 0,50 a 0,90 centavos, onde o município tenta complementar na medida do possível com uma contrapartida pra melhorar essa quandidade e qualidade de alimentação que pode ser adquirida com essa quantia em dinheiro. A presença da nutricionista, que elabora o cardápio de todas as escolas, foi necessária e de uma fundamental importância, uma vez que também foi discutida a questão da distribuição de frutas e alimentos da região como milho, abóbora, melancia, bolos, entre outros produtos, que também é outra forma do governo distribuir renda no próprio município onde todos que fizeram adesão a esse programa, fazem compras diretamente de produtores locais (Agricultura Familiar Rural).
Um outro assunto que entrou a princípio de debate foi o fato de alguns vereadores terem votado contra ou denunciado ao Ministério Público, a aprovação do Projeto de Lei do Executivo sobre contratação de funcionários há alguns meses atrás, o que está causando críticas aos vereadores contrários ao mesmo, por parte dos contratados e até de familiares, e o secretário de educação foi direto ao responder a uma pergunta do vereador Jorge do Sindicato sobre o assunto, dizendo que essa polêmica toda iniciou-se na própria Câmara e que o município precisa no momento contratar profissionais, principalmente na área da educação, uma vez que não existem suplentes de concurso a serem chamados e a educação não pode parar por falta de funcionários.
No final da reunião, o secretário Romildo Júnior, ciente de que tinha tirado dúvidas até então existentes, saiu satisfeito com os outros profissionais da Educação, e declarou ao blog que sempre esteve e estará a disposição de todos pra tirar quaisquer dúvidas sobre o andamento da educação e escolas do municipio.
Vereadora Andréia Costa falando aos diretores e presentes na reunião, levando mensagem de apoio à Educação do município

3 comentários:

  1. admiro muito o senhor secretário de educação dizer que precisa contratar profissionais para a educação por não existirem suplentes e nós que passamos no ultimo concurso que o sr nenen mourão anulou a seu bel prazer faremos o que? por favor sr bloqueiro responda essa pergunta.

    ResponderExcluir
  2. PORTAL BURITI
    A questão do último concurso realizado em Buriti, em que todas as etapas iniciais foram feitas, onde após o resultado das provas objetivas foram detectados problemas com a empresa SOMAR, a partir dessa fase, na minha opnião, o problema tornu-se judicial e não administrativo (pois todas as inscrições são depositadas diretamente na conta da empresa) e os prejudicados (tenho muitos amigos passando por isso também) deveriam procurar a justiça. No Brasil inteiro, municípios passam por esse tipo de problema com empresas que não tem compromisso com os seus clientes, pois apartir do momento que você se inscreve em um concurso público, você passa a ser usuário do produto da empresa responsável pelas provas. Posso fazer futuramente uma postagem sobre o assunto. Aguarde...

    ResponderExcluir
  3. muito obrigado pela resposta vou aguardar a postagem sobre o concurso

    ResponderExcluir