SEJA BEM VINDO

O Portal Buriti agradece sua visita. Volte Sempre.
Powered By Blogger

terça-feira, 30 de abril de 2013

BURITI - NOTA DE PESAR. FALECEU HOJE PELA MANHÃ SR. MARCOS VAZ FREIRE, CONHECIDO POR MARCO JORGE.

Sr. Marcos Vaz Freire, meu avô, era o Patriarca de uma família de 9 filhos, hoje com 6 vivos e faleceu com 93 anos. Já debilitado pela idade, onde a poucas semanas atrás começou a lhe fazer cobranças, nos deixou hoje pela manhã, por volta da 9h30m. Morava com senhor Manoelzinho, seu filho mais velho e dona Francisca Freitas, sua nora, onde viveu com uma saúde admirável durante os 6 últimos anos. Meu avô que sempre nos deu lições positivas de vida, deixa muitas saudades pra filhos, irmãos, sobrinhos, netos, bisnetos, cunhados e amigos. Tenho certeza que aprendemos muito com o senhor, meu avô, que sempre foi querido por todos. Que Deus o tenha e a  eternidade daqui em diante lhe acompanhe em paz. Foi durante o dia todo e está no momento sendo visitado por dezenas de amigos e parentes, no qual agradecemos de todo coração o apoio. O enterro será realizado amanhã a partir das 8 horas.

REGIÃO - ASSALTO AO BANCO DO BRASIL DE MIGUEL ALVES - PI DEIXA TRÊS BANDIDOS E O GERENTE DA AGÊNCIA MORTOS


O subcomandante da Rone, capitão Fábio Abreu confirmou a informação que de 3 assaltantes e o gerente do Banco estão mortos. O gerente teria sido alvejado com tiro durante a fuga, dentro do carro. Já os bandidos morreram durante confronto com policiais, que montaram uma barreira numa estrada vicinal por onde os acusados tentavam fugir. 

Imagem extraída cidade verde
Os outros dois assaltantes fugiram a pé pelo matagal em direção as cidades de Barras ou de Porto, que fazem limite com Miguel Alves. Cerca de 20 policiais fazem o cerco, entre eles o capitão Fábio Abreu.  

A assessoria de comunicação do Banco do Brasil ainda não confirmou a morte do gerente da agência

quinta-feira, 25 de abril de 2013

REGIÃO - POLÍCIA DE PORTO - PI DIVULGA IMAGENS DE BANDIDOS QUE PRATICAVAM ASSALTOS NAQUELA CIDADE E PODEM TEREM PRATICADOS ASSALTOS TAMBÉM EM BURITI.

Imagens cedidas pela polícia, mostram suspeitos durante assalto em farmácia de Porto

O delegado de Polícia Civil de Porto Drº Dennis Sampaio, forneceu ao portal Baixo Parnaíbaimagens do circuito interno da Drogaria Santa Luzia, localizada no Centro de Porto, estabelecimento comercial que foi vítima de uma dupla de assaltantes. De acordo com a polícia, os dois presos pertencem a uma quadrilha que vinha praticando uma série de assaltos a mão armada em Porto e na região vizinha.
Os presos foram reconhecido por vítimas como sendo os autores  de vários assaltos no comércio de Porto, entre eles à Drogaria Santa Luzia, Comércio do Elienai, uma motocicleta no povoado

REGIÃO - PRISÕES EFETUADAS EM BURITI FAZEM EFEITO NA NOSSA CIDADE VIZINHA PORTO - PI. MEMBROS DA QUADRINHA TAMBÉM PRATICAVAM ROUBOS NAQUELE MUNICÍPIO

Armas apreendidas em Buriti 
Com informações do Baixo Parnaíba.com
Via Portal Buriti.

O delegado de Polícia Civil de Porto Drº Dennis Sampaio( abaixo à direita), enviou “nota” ao portal Baixo Parnaíba, informando sobre a prisão de uma quadrilha que vinha praticando uma série de assaltos a mão armada em Porto e na região vizinha. Os presos foram reconhecido por vítimas como sendo os autores de vários assaltos no comércio de Porto, entre eles à Drogaria Santa Luzia, Comércio do Elienai, uma motocicleta no povoado Titaras, entre outros delitos. De acordo com a “nota”, as prisões dos assaltantes foram realizadas em parceria com a polícia de Buriti/MA.
SAM_4775
CONFIRA A NOTA:
A Delegacia de Porto informa que as polícias Civil e Militar dos estados do Piauí e Maranhão prenderam uma quadrilha

quarta-feira, 24 de abril de 2013

BURITI - EVENTUAL SOSSEGO EM NOSSA CIDADE, DEPOIS DE INÍCIO DE DESARTICULAÇÃO DE UMA QUADRILHA DE ROUBO DE COMÉRCIOS E MOTOS.

Quadrilha que agia em Buriti tirando o sossego dos habitantes em toda nossa região e até cidades circunvizinhas começa a ser desarticulada depois da morte do Sr. Leonardo no caminho da Vila Pitombeira, aparentemente um latrocínio (POSTAGEM AQUI) no último dia 18 (quinta), onde os envolvidos foram capturados pela polícia no povoado Mocambinho no sábado, dia 20 após denuncia. Os suspeitos estavam portando uma arma cada um (revolveres calibres 38 e 32) e conduziam duas motos que provavelmente  roubadas, uma vez que a quadrilha agia a mais de dois anos executando roubos de todas as espécies em nosso município.
Os dois foram abordados no povoado Mocambinho (distante a 12 km da sede) na divisa com o Piauí já a noite de sábado, onde Francinaldo Vieira da Silva (vulgo Pila), 33 anos, bastante conhecido por outras atitudes suspeitas  e Carlos Antonio da Silva, após serem encaminhados ao DP de Buriti, em seus depoimentos, entregaram um plano de sequestro de Neto Borges, proprietário da Casa Borges, onde o

BURITI - CÂMARA MUNICIPAL REALIZA MAIS UMA SESSÃO ORDINÁRIA. CONFIRA OS REQUERIMENTOS FEITOS PELOS VEREADORES NO ÚLTIMO DIA 19.

A última sessão da Câmara Municipal de Buriti realizada dia 19 de abril (sexta), transcorreu em clima de festa, uma vez que um dos vereadores, nosso amigo Renato Barros completava mais um ano de vida (46 anos).  O comparecimento da comunidade na reunião foi considerado satisfatório, já que dezenas de buritienses estavam presentes.




Além de todos os vereadores que usaram a tribuna darem as felicitações, ao  mesmo tempo que este PORTAL também  felicita a Renato Barros por mais essa virada na sua vida, foram feitos também elogios e agadecimentos por parte dos vereadores que fizeram requerimentos em busca da melhoria da qualidade de vida da população, que foram os seguintes:
Clique abaixo e confira...

BURITI - SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COMEMORA 3 ANOS DO PROGRAMA HIPER VIDA COM DEZENAS DE IDOSOS NO CAP.

O Aniversário de 3 anos de instalação do Programa Hiper Vida no município, que dar apoio a 120 idosos cadastrados, aconteceu no último dia 18 no CAP e contou com a presença da Secretária de Assistência Social dona Ivonilce Mourão, Funcionárias da Secretaria que fazem parte do Programa, Psicóloga, Enfermeiro Leandro representando a Secretaria de Saúde parceira do programa que atua na área de educação física, a Vereadora Andréa Costa e dezenas de idosos que durante a manhã comemoraram com muita alegria, com apresentação de Slides, corte do bolo, discursos de agradecimento e muito forró.
A Secretária de Assistência Social dona Ivonilce Mourão Agradeceu a Deus por esse momento, ressaltou a importância fundamental do programa Hiper Vida, que é mais um dos diversos programas aplicados no município através da Secretaria de Assistência Social, que nesse caso, dar apoio aos nossos habitantes da terceira idade, no sentido de acompanhamento na sua vida social, psicológica e na saúde. Falou da emoção da está festejando o 3º ano do programa no município que no decorrer desse período, conseguiu muitas conquistas e deu muitas assistências aos idosos que já são cadastrados.
A Vereadora Andréa Costa também ressaltou a importância que a Secretaria de Assistência Social exerce no município, dando apoio a todos (crianças, jovens e adultos) e nesse caso, do Programa Hiper Vida que o público alvo é o idoso, a importância é maior ainda. Parabenizou os três anos de Programa no município, e pediu aos presentes que incentive o amigo, vizinho, parente a fazer parte do Programa, pedindo também que após o lanche que foi servido, todos caíssem no forró pra comemorar com muita alegria essa data.
Os homenageados também usaram a palavra para agradecer a Dona Ivonilce por estar a frente do programa e sempre dar apoio a eles em todos os sentidos, onde houve um depoimento emocionado de Dona Santana (foto abaixo) que após risco de sofrer infarto por problemas de pressão alta e um coágulo na cabeça, recebeu apoio da Secretaria através do Hiper Vida e superou o eminente risco de morte e chorando, agradeceu a Deus e a todos por está alí hoje fazendo parte dessa comemoração.
Após todos se servirem de um lanche, caíram no forró. Clique abaixo e confira mais fotos...

domingo, 21 de abril de 2013

BURITI - FESTA DO TRABALHADOR COM VÁRIAS DISPUTAS ESPORTIVAS E AGITAÇÃO COM AS BANDAS FORRÓ ESFREGUE E DANCE E FORRÓ ESTOURADO DIA 30 DE ABRIL. CONFIRA TODA A PROGRAMAÇÃO.

A Prefeitura Municipal de Buriti estará promovendo no feriadão do Dia do Trabalhador, dois dias de muito lazer em nossa cidade, com dezenas de eventos nos dias 30 de abril e 1º de maio. A programação terá início já na manhã do dia 30 com Missa em Ação de Graças em Homenagem ao Trabalhador, Hasteamento dos Pavilhões Municipal, Estadual e do Brasil em frente a Prefeitura e durante todo o dia, nossa cidade será agitada com prática de várias modalidades de esportes como corrida ciclista, corrida de pedestre, torneio de futsal, apresentação de capoeira, torneio de voley, de dama, de sinuca, amistoso de futsal feminino, torneio de futebol de campo, entrando pela noite com cerimônia de entrega das premiações e duas grandes Bandas de Forró: ESFREGUE E DANCE E FORRÓ ESTOURADO na Praça da Matriz, pra sacudir ainda mais nossos trabalhadores que merecem serem lembrados não só nesse dia, mais no decorrer de todo o ano. 
A programação continuará no dia 1º com Enduro Fim dos Buritizais no balneário público (piscina bar) com animação Saulo, o Fenômeno dos Teclados e Forrozão Evolução, a partir das 8 horas e 1ª Prévia de Torneio Society no Casa Club.
O Evento terá apoio total da Prefeitura Municipal em parcerias com as Secretarias Municipais de Cultura, Desporto e Lazer, Assistência Social, Educação e Saúde e a organização ficará por conta  de Theo Produções e Eventos juntamente com toda a sua equipe.

Clique abaixo e confira toda a programação com horários  e locais da realização dos eventos...

sábado, 20 de abril de 2013

BURITI - CRIME BÁRBARO ENVOLVENDO COMERCIANTE RESIDENTE NA VILA PITOMBEIRA SR. LEONARDO CHOCA A POPULAÇÃO DE BURITI.

Foto do Sr. Leonardo no local do aparente latrocínio.

Um crime brutal aconteceu no último dia 18 na estrada que liga a Sede de Buriti com o povoado Vila Pitombeira, na fronteira com Brejo. A bandidagem tá tão a vontade que de vez por outra estão cometendo atrocidades com cidadãos de bem. A vítima  agora foi Sr. Leonardo (42 anos), que residia na Vila Pitombeira, povoado distante da sede a mais ou menos 30 km. Como era de costume, fazia suas compras para um pequeno comércio que matinha no povoado, onde vendia de tudo um pouco, e era cliente da Casa Borges. (fotos  gentilmente cedidas Júnior da Casa Borges). O PORTAL BURITI teve acesso às últimas imagens do

BURITI - OS PARABÉNS DE HOJE É PARA O NOSSO PREFEITO RAFAEL MESQUITA

Hoje 20 de abril, o nosso Prefeito Rafael Mesquita tá completando mais um ano de vida. 
Perto dos quatro meses em frente ao comando de Buriti, Rafael Mesquita faz hoje 25 anos de idade e é o prefeito mais jovem do Maranhão. O PORTAL BURITI deixa aqui uma mensagem especial em nome dos buritienses pra você.

Felicidades para você, por este dia tão especial que é o seu aniversário.
Parabéns, que possa ter muitos anos de vida, abençoados e felizes, e que estes dias futuros sejam todos de harmonia, paz e desejos realizados.

Que seu coração, esteja sempre em festa, porque você é um ser de luz e especial para Buriti.
Felicidades pelo seu aniversário.
Que seu caminhar seja sempre premiado com a presença de Deus, guiando seus passos e intuindo suas decisões, para que suas conquistas e vitórias, sejam constantes em seus dias.

Parabéns por hoje,  felicidades sempre.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

BURITI -ACOMPANHE COMO FORAM FORMADAS AS COMISSÕES PERMANENTES E OS REQUERIMENTOS SOLICITADOS POR VEREADORES DA CÂMARA MUNICIPAL DEPOIS DE 60 DIAS DE SESSÕES ORDINÁRIAS.

Depois de mais de dois meses de atuação, onde a sessão solene de abertura dos trabalhos da Legislação 2013/2016 da Câmara Municipal de Buriti que teve início no dia 15 de fevereiro, depois do recesso anual, 25 requerimentos já foram aprovados pelos Edis de Buriti e as Comissões Permanentes foram formadas e votadas já na 1ª Sessão.
A Câmara Municipal atual conta com 11 vereadores, 2 a mais da anterior sendo em ordem alfabética:
Andréa de Oliveira Costa - PSDB
Benedito Rodrigues dos Santos - PRB
Francisca de França Cardoso - PRP 
Francisco das Chagas Mendes Cardoso - PRB
Francisco das Chagas Santos Martins - PSDB 
José Arnaldo Araújo Cardoso - PRTB
José Wagner Ferreira dos Santos -  PRP
Josimar Alves Lima - PDT 
Laudelino de Jesus Mendes - PSB
Maria Vanusa Cardoso de Sousa – PC do B
Renato dos Santos Barros- PSDC

As 5 comissões permanentes ficaram formadas da seguinte forma:

1. COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA, ADMINISTRAÇÃO, ASSUNTOS MUNICIPAIS E REDAÇÃO FINAL.
- Presidente: José Arnaldo Araújo Cardoso - PRTB
- Vice-Presidente: José Wagner Ferreira dos Santos -  PRP
- Relator: Renato dos Santos Barros- PSDC
Competências:
- Organização Administrativa da Câmara e da Prefeitura
- Contratos, ajustes, convênios e consórcios
- Licença ao Prefeito e Vereadores 

2. COMISSÃO DE ORÇAMENTO, FINANÇAS, OBRAS PÚBLICAS, PLANEJAMENTO E PATRIMÔNIO MUNICIPAL

- Presidente: Francisco das Chagas Mendes Cardoso - PRB
- Vice - Presidente: Josimar Alves Lima - PDT 
- Relator: Benedito Rodrigues dos Santos - PRB
 Competências:
- Emitir parecer sobre todos os assuntos de caráter financeiro, especialmente sobre: Proposta Orçamentária (anual e plurianual); Prestação de contas do prefeito e da mesa da Câmara, mediante o parecer prévio do conselho de Contas do Município, concluindo por Projetos de Decretos Legislativo e de Projeto de resolução respectivamente. 
3. COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA, SAÚDE, ASSISTÊNCIA SOCIAL E TRABALHO

- Presidente: Andrea de Oliveira Costa - PSDB
- Vice - Presidente: Benedito Rodrigues dos Santos - PRB
- Relator: Francisco das Chagas Mendes Cardoso - PRB
 Competências:
- Emitir parecer sobre os processos referentes à Educação, Ensino e Artes, Patrimônio Histórico, Esportes, Higiene, Saúde Publica e Obras de Assistência.
4. COMISSÃO DE TRANSPORTE, COMUNICAÇÃO, ENERGIA, SEGURNAÇA E DEFESA DO CONSUMIDOR

- Presidente: Josimar Alves Lima - PDT
- Vice - Presidente: Francisca de França Cardoso - PRP 
- Relator: Francisco das Chagas Santos Martins - PSDB
 Competências:
- Emitir parecer sobre as proposições de interesse da segurança publica, transportes e comunicação.
- Opinar sobre os problemas relativos às fontes energéticas.
5. COMISSÃO DE ECONOMIA, AGRICULTURA, INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO

- Presidente: Maria Vanusa Cardoso de Sousa – PC do B
- Vice - Presidente: Francisco das Chagas Santos Martins - PSDB 
- Relator: José Arnaldo Araújo Cardoso - PRTB
Competências:
- Emitir parecer sobre os problemas econômicos do município, da agricultura, pecuária, industria, comercio e turismo em geral. 

No decorrer desse período, 25 requerimentos já foram solicitados por alguns vereadores. Confira abaixo cada requerimento  já solicitado:

terça-feira, 16 de abril de 2013

BURITI - PORTAL GADITAS, UM DOS BLOGS MAIS ACESSADOS DE COELHO NETO DESTACA OS 100 DIAS DE RAFAEL MESQUITA FRENTE A PREFEITURA DE NOSSA CIDADE.

Por Portal Gaditas de Coelho Neto, com contribuição dos blogs Direto ao Assunto de Coelho Neto e Portal Buriti

Prefeito Rafael Mesquita na véspera da eleição em frente a Igreja de N. S. Sant'Ana, no final da carreata.

Desde que assumiu a Prefeitura de Buriti em janeiro, o Prefeito Rafael Mesquita-PRB tem se esforçado para corresponder com trabalho os votos dados a ele pelos buritienses. 
Considerado um dos Prefeitos mais jovens do Maranhão, Rafael tem usado a juventude como esteio para correr atrás das parcerias necessárias para governar um município que cresce a cada dia e que por isso necessita de ações cada vez mais concretas por parte do poder público.

Como não tem medido esforços para fazer uma grande gestão, Rafael consegue ultrapassar seus 100 dias de governo contabilizando grandes realizações alicerçadas em muito trabalho. O governo municipal em Buriti tem trabalhado unido e os avanços podem ser notados nas mais diversas áreas do governo.

Na Educação, por exemplo, a estrutura física das escolas da rede municipal estão passando por um processo de reforma e ampliação, a exemplo do que ocorreu com a Escola Maria Ida de Oliveira, no povoado Carranca. 
Para fortalecer a Educação Infantil, a Prefeitura através de uma parceria estabelecida com o Ministério da Educação segue em ritmo acelerado com a construção de 03 (três) creches

BURITI - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO RECEBE REFORMA E CLIMATIZAÇÃO NAS SALAS DE ATENDIMENTO

A Prefeitura Municipal de Buriti, visando mais conforto às centenas de pessoas (professores, administrativos, comunidade e alunos) que se deslocam diariamente até a SEMED (Secretaria Municipal de Educação), realizou e fez entrega do seu prédio totalmente reformado, com as salas de atendimento agora climatizadas.
Sala de atendimento a Programas como Bolsa Família

Sala da Coordenação Pedagógica - Zonas Rural e Urbana
 Atendimento ao Programa EJA - Educação de Jovens e Adultos

 Sala de atendimento dos Programas Mais Educação e Brasil Alfabetizado

Atendimento PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar)

Inspeção Escolar - atendimento de registro da vida escolar dos alunos de todas as escolas da Zona Rural 



Além das salas climatizadas, a cozinha, área de recepção, banheiros e área externa também encontram-se reformadas, para que todos que visitam a secretaria tenham o máximo conforto e melhor atendimento possível por todos os funcionários.