SEJA BEM VINDO

O Portal Buriti agradece sua visita. Volte Sempre.
Powered By Blogger

quarta-feira, 12 de março de 2014

BURITI - VACINAÇÃO CONTRA O HPV ESTÁ SENDO REALIZADA EM TODO O MUNICÍPIO POR PROFISSIONAIS DA SECRETARIA DE SAÚDE NAS ESCOLAS

Equipe de imunização da Secretaria Municipal de Saúde
Todo o Brasil está empenhado em imunizar através de vacina, adolescentes do sexo feminino de 11 a 13 anos contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV) causador do câncer do colo do útero, uma doença grave que ameaça a vida e no Brasil é a segunda principal causa de morte por câncer nas mulheres, alcançando 70% dos casos desse tipo de câncer em todo o mundo.
No intuito também de alcançar imunização de todas as adolescentes dessa idade, a Secretaria
Municipal de Saúde, através do setor de imunização, realizou anteriormente reuniões com outros profissionais da área da saúde, juntamente com Diretores e Professores das escolas do município onde foram debatidas e planejadas metas e ações para que esse objetivo seja atingido, e de forma antecipada, realiza vacinação desde o dia 6 de março.
Além da parceria com as escolas, (municipais, estaduais e particulares), o setor de imunização conta também com o apoio dos Agentes comunitários de Saúde, as equipes do Programa Saúde da Família (PSF), Núcleo de Apoio de Saúde da Família (NASF) e a equipe de Saúde Bucal.
Enfermeira Marielle Ribeiro Feitosa
Coordenadora do Setor de Imunização
10 equipes começaram a percorrer diariamente as escolas do município, onde, segundo a Enfermeira  Marielle Ribeiro, coordenadora do setor de imunização, a preferência em visitar diretamente as escolas é uma forma de dar mais agilidade aos trabalhos, uma vez que as escolas possuem todos os dados das adolescentes (idade). 
Folder da Campanha
A princípio, a vacina acontecerá apenas diretamente nas escolas, onde o município visa a imunização de 1.044 adolescentes, sendo que, se necessário, haverá solicitação de mais doses da vacina junto à Secretaria Estadual de Saúde.
Apesar de ter havido especulações em todo o Brasil de que a vacina traria incentivo à prática sexual prematura entre as adolescentes, o que não é verdade, o nosso município está tendo grande apoio de toda a comunidade, principalmente dos pais ou responsáveis, que até se deslocam diariamente ao setor de imunização à procura de informações ou acompanham suas filhas no momento da vacinação.
 Programa Saúde da Família (PSF) realizando vacinação nas escolas e adolescentes acompanhadas por mães
A Secretaria Municipal de saúde, também, distribui formulários aos pais após a vacinação, contendo informações sobre a campanha e a doença que está sendo imunizada e parabenizando aos mesmos pela adesão, onde também traz  o agendamento para as próximas doses, onde a 2ª será daqui a seis meses (de 1º a 12 de setembro) e a 3ª dentro de cinco anos (em 2019). 
Em 2015 a vacina será oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e em 2016 para as de 9 anos. Você que é pai ou responsável, participe diretamente desta importante campanha de prevenção que trará um futuro livre dessa terrível doença para as adolescentes do nosso município.

Um comentário:

  1. Foi dada a largada contra o câncer do colo uterino em Buriti-MA.

    Parabenizamos a Equipe de Saúde da Família da área Cabeceiras que de forma antecipada deu início a Campanha de implantação da vacinação contra o HPV nas meninas de 11 a 13 anos.

    Contamos com o apoio de todos em especial dos pais e profissionais da SEMUS e SEMED (Secretarias Municipais da Saúde e Educação) para o alcance da cobertura vacinal de 1044 adolescentes a serem protegidas contra o CÂNCER DO COLO DE ÚTERO em nosso município.

    Enfª Marielle Ribeiro

    ResponderExcluir