SEJA BEM VINDO

O Portal Buriti agradece sua visita. Volte Sempre.
Powered By Blogger

segunda-feira, 29 de junho de 2015

BURITI - UNIDADE INTEGRADA MAJOR JOÃO COSTA REALIZA PROJETO "BURITI, TE QUERO SEM DROGAS" COM A 1ª SEMANA ESPORTIVA E CULTURAL CONTRA AS DROGAS. CONFIRA MATÉRIA E MAIS DE 250 FOTOS DO PROJETO

A Escola Major João Costa situada no bairro Bacuri Buriti - MA, pelo segundo ano consecutivo vem desenvolvendo um projeto contra as drogas para os  alunos e comunidade em geral.  O projeto de nome “BURITI TE QUERO SEM DROGAS” de idealização da Professora Esterlane Menezes coordenadora pedagógica da
escola Major João Costa, visa fazer um trabalho preventivo  trazendo até os alunos a partir da sala de aula os problemas reais da comunidade, do município, Estado e do nosso país sobre o problema das drogas. Diante da necessidade de que as crianças e os jovens precisam se informar sobre os males e as consequências do uso de drogas e que os alunos daquela escola vivem em uma área de risco muito grande, a direção, coordenação pedagógica, o quadro docente e administrativos, abraçaram  a iniciativa de trabalhar incansavelmente este tema na escola.

O projeto “BURITI TE QUERO SEM DROGAS” contou com o apoio de vários parceiros que se disponibilizaram a colaborar diretamente com o trabalho foram eles: Ilma. Sra. Ivonilce Mourão Secretaria de Assistência Social, Professor Junior Romildo Secretário Municipal de Educação, o Secretário Municipal de Saúde Sr. José Filho, o Presidente da Câmara de Vereadores de Buriti-MA Sr. Jorge do Sindicato, a Ilma. Sra. Vereadora Andreia Costa, Policia Militar de Buriti, Polícia Civil de Buriti,  Ministério Público na pessoa do MM. Promotor de Justiça Dr. Clodoaldo, Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, Projeto Proerd parceria do policial Satil e policial  Ariel de Chapadinha –MA, Sr. Big Brother, Sra. Sara cabeleireira, Sra. Francisca manicure, prof. Marcos Aurélio Srta. Layla Meice, prof. Roberto Flor e sua equipe, Dr. Arimatéia e sua equipe, prof. Saimon da Academia Aeroftiness.
Neste mês de junho  a coordenação do projeto em conjunto com todos os professores e administrativos a elaborou um calendário de ações a ser executado durante todo o mês, sendo que na ultima semana foi proporcionado aos alunos e comunidade em geral uma semana diferente. A semana especial teve o nome de “1ª SEMANA ESPORTIVA E CULTURAL CONTRA AS DROGAS”  envolvendo toda a comunidade. 

SEGUNDA FEIRA  de manhã dia 22 de junho 

A 1ª  BLITZ EDUCATIVA CONTRA AS DROGAS  teve o objetivo de informar a comunidade sobre os riscos e as consequências do problema das drogas. Estas informações foram passadas pelos alunos por meio de panfletos e informações verbais, também estiveram no apoio da Blitz a Coordenadora Esterlane Menezes, o Gestor Iran Cardoso, a Gestora Adjunta Prof. Rogelma Chaves, o professor Joseni  Souza, os Policiais do Proerd  Satil e Ariel de Chapadinha-MA.

SEGUNDA FEIRA  de tarde dia 22 de junho

Aconteceu no estádio municipal de Buriti-MA, as finais do 1º CAMPEONATO  INTERCLASSE DE FUTSAL CONTRA AS DROGAS.

O campeonato aconteceu durante todo o mês de junho onde as equipes de alunos de 1º ao 9º ano motivadas pelo esporte  confrontaram entre si, sendo acompanhados pelo professor e  Rondinele.  A  coordenação em conjunto aos professores organizaram a torcida da escola, onde foi até nomeada de “TORCIDA VENCER OU VENCER” todos participaram  alegremente, e sempre motivados em combater as drogas, 

TERÇA  FEIRA  de manhã 23  de junho

Aconteceu a PALESTRA do Sr. Promotor de Justiça Dr. Clodoaldo e Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente  com todos os pais e responsáveis pelos alunos e todos os funcionários da escola.

Na oportunidade o Dr. Clodoaldo enfatizou a importância da disciplina  dos filhos em casa e o acompanhamento na escola, como medidas de prevenção  no combate às drogas. Logo ao termino da palestra, o Sr. Promotor visitou todos os espaços da escola Major.
PROMOTOR VISITANDO AS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA

TERÇA  FEIRA  de  tarde 23  de junho


Aconteceu a palestra do Sr. Promotor de Justiça o Delegado de Policia Civil  e Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, para todos os alunos  e professores do turno vespertino , enfatizando o interesse, a  participação e o combate às drogas.

QUARTA  FEIRA  de  MANHÃ 24  de junho.


Foi o dia de AÇÃO GLOBAL NA ESCOLA. A escola convidou vários profissionais parceiros voluntários  para ministrarem oficinas palestras entres outros. Veja como foi:
Área de lazer para as crianças com pula- pula gratuito
SALA DA ARTE- alunos aprendendo a pintar desenhar com o Artista Big Brother.
SALA DA BELEZA -  os profissionais  Sara, Meice, Francisca, Branca e Cleide Nágela ofereciam às crianças maquiagem serviços de pintura de unhas e cabeleireira.
SALA DA SAUDE- os profissionais Dr. Arimatéria dentista, Eutema,  Almerir, Jucivane  e outros técnicos,   ofereciam palestras sobre saúde bucal, aferição da pressão arterial, aferição da glicemia e além de prestar serviços de entrega de panfletos sobre saúde.
SALA DA AERÓBICA – o professor Saimon da Academia  Aerofitness, ofereceu seus serviços de saúde e dança em uma sala equipada só para malhação para todos que quisessem, alunos, pais, professores etc. foi um sucesso.
SALA DE CAPOEIRA – o Professor e Mestre de Capoeira Roberto Flor, foi convidado e juntamente com sua equipe veio oferecer aulas interativas de capoeira a todos os alunos da escola que quisessem participar, foi um sucesso de publico. Após o trabalho foi servido lanche para toda a equipe.
SALA JOGOS – uma sala foi montada  sob a responsabilidade dos professores Joseni Sousa, José Filho,  e  professora Marinalda, para oferecer um torneio de damas aos alunos, onde foi muito visitada e com 100% de aproveitamento.
SALA DO ARTESANATO – outra sala foi montada sob  supervisão do prof. Marcos Aurélio, profª Anete, Profª Conceição  Lima, Profª Eudes Maria para oferecer aos alunos aulas praticas de artesanatos, na confecção de enfeites de EVA, confecção e bonecas etc. houve muito aproveitamento.

QUINTA  FEIRA  de  MANHÃ E a TARDE 25  de junho.


Aconteceu no Clube ao Lado da Escola e aberto ao público um show de talentos da escola, onde os alunos motivados pelos professores desenvolveram grupos de danças, grupos de teatros, músicas, dublagem,  artes  circenses com palhaços etc, todos foram envolvidos no trabalho e o resultado foi maravilhoso  motivador.
QUINTA  FEIRA   a noite  25  de junho.


A ESCOLA promoveu um show gospel na Praça Baronesa Costa no Bairro Bacuri  sob a supervisão da Professora Rogelma Chaves, que convidou a Banda e os Cantores da Igreja Assembleia de Deus, e a Professora Cleide Nágela que convidou  também o Pastor da Igreja Batista, Pastor Augusto  e seu grupo de jovens. Na oportunidade esteve ainda pressente o Ilmo Sr. Secretário de Educação prestigiando  o trabalho dando sua palavra. O pastor Augusto fez uso da palavra e fez uma oração aos participantes, os jovens cantaram músicas gospel, houve ainda apresentações dos jovens do Grupo RENOVE-SE , Grupo AS DEZ VIRGENS da Igreja Batista e os jovens cantores Igreja Assembleia de Deus, a Banda  Gospel encerrou a noite sob a supervisão e participação do Professor Magno e Professora Rogelma, foi  uma noite abençoada.
 
 
SEXTA FEIRA PELA MANHÃ

OCORREU  a 2ª MARCHA CONTRA AS DROGAS, uma caminhada com todos os alunos, pais, professores,  parceiros e a comunidade em geral pelas principais rua de nossa cidade, enfatizando o problema das drogas e chamando atenção para as soluções.
A MARCHA teve inicio as 08h00  e encerrou às 11h00 com um lanche na escola a todos os participantes. 
Em destaque na caminhada, a comissão de frente  de com um grupo de jovens representando as drogas e como consequência, a morte. Nos  pontos principais era feito uma encenação do teatro mudo, onde a jovem estudante era perseguida pelas drogas e por não estar preparada com informações, acabava caindo. Mas surgiam os valores que são primordiais ao ser humano: O AMOR, A FAMÍLIA,  A ESCOLA, A CULTURA, O ESPORTE, A AUTOESTIMA,  e as drogas se afastavam quando estes valores se aproximavam da jovem, e ela voltava a se erguer a viver.
Todo este trabalho durante esta SEMANA ESPECIAL foi exatamente para mostrar Às  crianças e aos jovens, que existem muitas formas de ser  VIVER, CRESCER E SER FELIZ SEM PRECISAR USAR NENHUMA DROGA.

AOS ALUNOS, A IDEALIZADORA  DO PROJETO PROFª ESTERLANE, AOS PROFESSORES, ADMINISTRATIVOS, AUXILIARES, PAIS DE ALUNOS E AO GESTOR DA ESCOLA SÓ RESTA PARABENIZAR PELA INCIATIVA E O BOM DESEMPENHO DOS TRABALHOS, AOS PARCEIROS O AGRADECIMENTO PELA PARCERIA E AOS JOVENS  FICA A MENSAGEM DE QUEDIGAM SIM A VIDA, JOVEM INTELIGENTE SE AMA SE CUIDA E NÃO USA DROGAS”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário